Luiz Coronel | Poeta, Letrista, Regionalista, Comunicador, Conferencista, Recitais / Show, Palestras

O Poeta

A poesia antes de ser palavra , imagem, é um clima, assim como a chuva. Só depois surgem as palavras. O sol com seus tambores e o amor, com seu triste violoncelo.

 

Eu diria, em rapto ao texto de Vinicius, “poesia talvez pequena, mas sem a qual minha vida seria incompreensível.”

 

Desde a mais tenra idade as musas dançam à minha volta. Ser poeta é uma forma de ver e sentir o mistério da vida. Desta plataforma voa a poesia.

 

Ser poeta é viver em conúbio amoroso com as palavras. A poesia é um arquipélago de imagens cercado de sons por todos os lados. Um poema pode ser tudo, menos deixar de ser poesia.

 

Muito maior que minha ansiedade de eco é minha alegria de criar. Sem romper as placentas do Continente de São Pedro, minha poesia chega, semanalmente, a milhares de pessoas.

 



Em Janeiro de 2017, Luiz Coronel recebe destaque, sendo indicado pela ABL, "Poeta em La Residência", em Madri.


Lá morou Garcia Lorca e foi ponto de convívio de Salvador Dali, Buñuel e Rafael Alberti. Em La Residência realizaram palestras e recitais grandes nomes da literatura, tais como Pablo Neruda e Octávio Paz.


Os literatos Antonio Maura e Ascensión Rivaz Hernandes apresentaram estudos críticos sobre a obra do autor, tendo-se realizado um recital, em espanhol e português, da poesia de Luiz Coronel, na Universidade de Salamanca.


Ascensión Rivaz Hernandes fez seu livro doutoral do ano em cima da obra Um Cronista Inesperado, afirmando ser uma renovação do memorialismo de Marcel Proust, realizado com fina erudição e agudo senso de humor.


A Universidade de Salamanca é a quarta mais antiga da Europa, completando 800 anos em 2018.

A Residência tem o selo Patrimônio Cultural da Europa.


 


 

Fortuna Crítica

 

 "A poesia é alquimia. Os achados da alquimia nos enchem de assombro. Os poetas dão valor às palavras pelas quais não damos nada. Eles nos enchem de uma agradecida cumplicidade. Com Coronel, chegamos ao ouro e à revelação em poucas estrofes, e com uma frequência rara."

Luis Fernando Veríssimo

 

"Poeta é quem faz as coisas pararem no tempo quando consegue eternizar num poema o momento que passa. Conheces os mistérios da vida e, principalmente, os do amor. Teu cúmplice de poesia..."

Mário Quintana

 

"Eis uma combinação feliz de humor, poesia e arte. Foi uma festa a chegada de tanta poesia em minha casa. Sua voz penetra os eternos mistérios da poesia, transmitindo-a de maneira cativante."

Carlos Drummond de Andrade


A poesia de Luiz Coronel é um domingo ensolarado.

Carlos Nejar – Academia Brasileira de Letras

 


 


Especial Luiz Coronel - Programa Pampa Boa Noite

Loja Virtual

Acesse a loja virtual e adquira os livros do autor,
de forma rápida e segura.

Poesias, Livro-Carta, Coleção Dicionário e muito mais.

Contato

Fones: (51) 2131.3100   (51) 9122.8820

E-mail: contato@luizcoronel.com.br  

Facebook:luiz.coronel.33facebook.com/luiz.coronel.33